Sobre nós

Missão

O Encanto Espaço Musical nasce com uma proposta diferenciada, de trabalhar a música de forma sensível e integrada ao ser, trazendo todo o conhecimento e experiência de sua criadora Inês Hartt, como musicista, cantora profissional e educadora. Integra saberes de educadores musicais como Emile Dalcroze, Zoltan Kodaly, Carl Orff, Nicole Jeandot, Keith Swanwick e Marcelo Petraglia às bases da antroposofia, criando uma metodologia própria. Em suas aulas e ensaios com grupos vocais, Inês sente-se livre para proporcionar aos alunos tanto repertório da música erudita, quanto da música popular, sem distinção de valor, criando espaço para o Ser Musical que existe em cada um, fazendo da Música um lugar de encontro, uma celebração da vida...

encanto_folder.png
ines.png

Inês Hartt

É formada em Educação Artística/Música pela Faculdade Santa Marcelina – SP.  Trabalhou em escolas públicas como professora de Educação Artística desde 1983. Entre  1994/95 fez o Seminário Waldorf no Centro de Formação de Professores Waldorf na  Escola Rudolf Steiner.  

Desde 1996, vem trabalhando nesta linha da Educação Musical, em escolas waldorf,  tendo levado sua forma antroposófica de dar aulas de música para outros espaços  educativos como Colégio de Aplicação da UFSC (2008/09), ONGs, Projetos Culturais e  Programas de governo, destacando o Projeto Descubra a Orquestra da OSESP (2013) e  a Escola Livre de Música de Florianópolis entre 2014-2016.  

Lecionou em vários seminários waldorf como docente de música: Brasília, Nova  Friburgo, Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis. 

 

Paralelamente, desenvolveu uma carreira como cantora de coro erudito no Polyphonia  Khoros, sob a regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira e do maestro Per Eckedahl,  tendo participado de inúmeras turnês regionais, estaduais, brasileiras e sul-americana.  Participou como cantora do coro de montagens de óperas em Florianópolis, Jaraguá do  Sul e Chapecó. Cantou repertórios de grande exigência técnica e artística, sempre  procurando preservar seu instrumento vocal, com os exercícios da Escola do Desvendar  da Voz.  

Em Florianópolis atuou como regente de diversos coros amadores e grupos vocais, com  repertório sacro e de música popular brasileira. 

Em 2017 criou sua escola de música Encanto Espaço Musical, que tem como objetivo  ensinar música com a inspiração da Educação Musical Steineriana, onde dá aulas de  Canto, Piano, Musicalização, Flauta Doce, Kantele para adultos e crianças. No ano de 2019, residindo em Portugal, foi docente do Seminário de Professores da  HARPA e do Curso de Formação em Quirofonética da AMA .  

Atualmente, de volta à Florianópolis, desenvolve uma carreira como formadora de  professores steinerianos (waldorf) em cursos livres, no formato online. É docente do  curso de pós-graduação “Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana”,  pela FACOM/Atelier de Educação Nina Veiga, como professora de música. Também tem  dado tutorias a professores de música em início de carreira nas escolas waldorf.”