Sobre nós

Missão
O Encanto Espaço Musical nasce com uma proposta diferenciada, de trabalhar a música de forma sensível e integrada ao ser, trazendo todo o conhecimento e experiência de sua criadora Inês Hartt, como musicista, cantora profissional e educadora. Integra saberes de educadores musicais como Emile Dalcroze, Zoltan Kodaly, Carl Orff, Nicole Jeandot, Keith Swanwick e Marcelo Petraglia às bases da antroposofia, criando uma metodologia própria. Em suas aulas e ensaios com grupos vocais, Inês sente-se livre para proporcionar aos alunos tanto repertório da música erudita, quanto da música popular, sem distinção de valor, criando espaço para o Ser Musical que existe em cada um, fazendo da Música um lugar de encontro, uma celebração da vida...


Inês Hartt
É Mestre em Música, na área de Educação Musical, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Especialista em Arte-Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Sua dissertação de mestrado
É formada em Educação Artística – habilitação em Música, pela Faculdade Santa Marcelina (SP).
Seu mestrado resultou na dissertação intitulada “Duas Escolas Sociais Steinerianas e seus professores de música em Maraú – BA”, na qual articula educação musical, pedagogia steineriana, pesquisa (auto)biográfica e perspectivas críticas sobre formação docente.
Trabalhar como professora desde 1983, com experiência inicial em escolas públicas, onde lecionou Educação Artística. Entre 1994 e 1995, realizou o Seminário de Formação de Professores Waldorf no Centro de Formação de Professores da Escola Rudolf Steiner.
Desde 1996, desenvolve seu trabalho na área da Educação Musical Steineriana, atuando em escolas waldorf e levando essa abordagem para outros contextos educativos, como o Colégio de Aplicação da UFSC (2008–2009), ONGs, projetos culturais e programas governamentais.
Destacam-se, nesse percurso, o Projeto Descubra a Orquestra, da OSESP (2013), e sua atuação na Escola Livre de Música de Florianópolis entre 2014 e 2016.
Ao longo de sua trajetória, lecionou como docente de música em diversos Seminários Waldorf, em cidades como Brasília, Nova Friburgo, Campinas, Fortaleza, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis.
Paralelamente à atuação pedagógica, construiu uma sólida carreira como cantora de coro erudito, integrando o Polyphonia Khoros, sob a regência da maestrina Mércia Mafra Ferreira e do maestro Per Eckedahl. Participou de numerosas turnês regionais, nacionais e sul-americanas, além de montagens de óperas em Florianópolis, Jaraguá do Sul e Chapecó.
Sempre atenta à saúde e ao desenvolvimento do instrumento vocal, aprofundou-se em práticas de cuidado da voz por meio da Escola do Desvendar da Voz.
Em Florianópolis, atuou também como regente de coros amadores e grupos vocais, com repertório sacro e de música popular brasileira.
Em 2017, fundou a escola Encanto Espaço Musical, dedicada ao ensino da música com inspiração na Educação Musical Steineriana, oferecendo aulas de canto, piano, musicalização, flauta doce e kantele para crianças e adultos.
Em 2019, residindo em Portugal, foi docente do Seminário de Professores da HARPA e do Curso de Formação em Quirofonética, da AMA.
Seu mestrado resultou na dissertação intitulada “Duas Escolas Sociais Steinerianas e seus professores de música em Maraú – BA”, na qual articula educação musical, pedagogia steineriana, pesquisa (auto)biográfica e perspectivas críticas sobre formação docente.
De volta a Florianópolis, dedica-se à formação de professores steinerianos (Waldorf), atuando em cursos livres no formato on-line. É docente do curso de pós-graduação “Currículo dos Trabalhos Manuais na Educação Steineriana”, pela FACOM / Atelier de Educação Nina Veiga, na área de música, e oferece tutorias para professores de música em início de carreira na educação musical steineriana.

